Wut I Have 2 Say: Justin Bieber - Believe (2012)

segunda-feira, 18 de junho de 2012
O garoto cresceu. Quem acompanha a carreira de Justin Bieber desde 2009 quando o adolescente lançou seu debut single "One Time", consegue ver o avanço que ele deu na sua carreira (seja musicalmente ou pessoalmente). No entanto, Bieber é um dos artistas mais amados e odiados do mundo. Seja por sua voz ou seja por suas atitudes, o garoto veio atiçando sentimentos diferentes entre as pessoas do mundo. Há quem diga que ele é talentoso, dedicado e um cantor de primeira, mas também há quem diga que ele é homossexual e não possui nenhum talento além de uma voz irritante.
Desde que seu primeiro álbum (que está mais para um EP) "My World" foi lançado, Justin vem procurando levar seu trabalho a outros parâmetros. Foi então que em "My World 2.0", em 2010, o cantor mostra um pouco que sabe reppar e traz um som ligeiramente diferente (bastante tímido). Já em seu primeiro álbum natalino, "Under the Mistletoe", lançado em 2011, Bieber evolui musicalmente e começa a amadurecer de uma forma bem visível. Percebe-se um cantor com uma voz diferente (mais "masculina", se preferir) e um som mais "evoluído".
É assim que chegamos em seu novo trabalho. "Believe" é o terceiro álbum do cantor teen, que é mentorado por Usher. O canadense de 18 anos teve mixas críticas do lado profissional. De acordo com o Metacritic (site norte-americano que faz compilações de reviews), 66% da crítica especializada ovaciona "Believe". Entre os que ovacionam estão a Entertainment Weekly (que avalia bastante a evolução) e a Rolling Stones (que nota a voz profunda e as batidas encontradas no álbum). Enquanto isso, o The New York Times fala sobre a dificuldade de Justin se estabelecer em um estilo de música, balançando tontamente entre o R&B e a Pop Music.
"Believe" foi lançado oficialmente hoje, dia 18, em solo americano e no dia 15 em alguns países da Europa.

# ALL AROUND THE WORLD (FEAT. LUDACRIS)
Quem não lembra de "Baby", do "My World 2.0"? O grande hit de Bieber tinha a participação de Ludacris. Isso quer dizer que "All Around the World", o próximo single, também vai ser um hit? Talvez. Talvez não. A música é inteiramente diferente do que era "Baby", principalmente por ser uma música de batida e sintetizadores carregados. A faixa que abre o novo trabalho, foi escrita por Justin Bieber, Nasri (ganhador de Grammy que já trabalhou com artistas como David Guetta, Cheryl Cole e Chris Brown), Adam Messinger (Kris Allen, Chris Brown e JoJo), Nolan Lambroza e Ludacris, produzida também por Ludacris, Nasri e Noolan.

# BOYFRIEND
A faixa mais famosa de "Believe" é "Boyfriend". Muitos ao redor do mundo dizem que a música traz Justin Bieber em uma espécie de alter-ego influenciado por Justin Timberlake. Escrita por Justin e Mike Posner (cantor e produtor que já trabalhou ao lado de Cher Lloyd, Lil Wayne, Bruno Mars e 3OH!3) e produzida por Posner, "Boyfriend" é uma música em R&B, pop e hip hop. Foi a partir daí que o jovem cantor foi comparado ao antigo membro da extinta 'N Sync. O carro-chefe não foi #1 (a não ser no Canandian Hot 100), mas foi #2 na Billboard Hot 200. O music video foi liberado no dia 3 de maio e teve sua produção modificada devido a problemas com a direção, mudando inteiramente o conceito do clipe. 

# AS LONG AS YOU LOVE ME (FEAT. BIG SEAN) 
Produzida  e escrita principalmente por Darkchild (ele trabalhou com grandes nomes como Michael Jackson, Whitney Houston e as Spice Girls, além de Lady Gaga, The Pussycat Dolls, Katy Perry, Kanye West e Lindsey Lohan), "As Long As You Love Me" tem participação do rapper Big Sean. A música, que tem mais sintetizadores, foi lançada antes do álbum como forma de promoção, assim como outras 4 faixas do álbum. Com quase 4 minutos, a música é construida mais uma vez na dance e na pop music, deixando pra trás o R&B presente na faixa anterior.

# CATCHING FEELINGS
Então deixamos para trás a dancefloor e entramos na nossa primeira baladinha. Justin Bieber volta a cantar estilos de músicas que o consagrou (e muito presentes nos "My World") com "Catching Feelings". Quem escreveu a música foi Justin e j.Que (que já trabalhou para Usher, Britney Spears, Jennifer Lopez, Ciara e Beyoncé) e quem a produziu foi j.Que e o grupo de produtores The Pentagon. A letra fala de um garoto apaixonado por sua melhor amiga, "Nós éramos melhores amigos desde pequenos, então porque eu fico nervoso toda vez que você passa?".

# TAKE YOU
Voltamos um pouco para a pista de dança. Assim como entrega o nome, "Take You" traz Justin Bieber pedindo que a garota seja sua. Temos mais uma vez Justin na composição junto a muitos outros, enquanto a produção fica por conta dos grupos soFLY e Nius

# RIGHT HERE (FEAT. DRAKE)
"Right Here" traz um ritmo e instrumentais que lembram bastante os anos 80, principalmente pelo o início e o barulho do vinil arranhado. Quem canta ao lado de Bieber é o famoso cantor Drake, que empresta a sua voz para a faixa com deliciosos versos. Produzida por Hit-Boy (que já produziu para Lil Wayne, Eminem Kanye West e Jay-Z), foi escrita pelo o cantor, Hit-Boy e Drake.

# FALL
A sétima música do "Believe" se chama "Fall", escrita pelo próprio. Nela, voltamos mais uma vez ao antigo Justin Bieber, cantando músicas mais old-Bieber do que new-Bieber. Com pouco mais de 4 minutos, a história da faixa fala sobre uma garota que teve seu coração altamente ferido e que tem medo de amar por isso, e um garoto que tenta ajudar ela a deixar o medo de lado e simplesmente e entregar (mais uma vez) ao amor. Metaforando à um vôo de um pássaro, Justin canta "Mas você não pode voar até que se permita. Você não pode voar até que se permita, então cai".

# DIE IN YOUR ARMS
Escrita por Darkchild, Travis Sayles (Kelly Rowland, Avant, Souja Boy e Ashanti), Berry Gordy (produtor e fundador da Motown Record Label), Freddie Perry (por trás de, por exemplo, "I Will Survive") e Deke Richard (que produziu inúmeros hits para os Jackson 5). "Die Your Arms" tem samples de "We've Got a Good Thing Going", de Michael Jackson, com o instrumental formado por batidas de hip-hop, o estalar de dedos e piano.

# THOUGHT OF YOU
Já estamos próximo da reta final. "Thought of You" é uma música bem agitadinha (não agitada de "feita para a pista de danca", vale lembrar) e deliciosa. Quem escreveu essa faixa foi Bieber ao lado de Ariel Rechtshaid (é ele que está por trás do hit do Plain White T's, "Hey There Delilah") e Thomas Pentz, tendo a produção do famoso (e mais rico) DJ do mundo, Diplo (Thomas Pentz, no nome de batismo). 

# BEAUTY AND A BEAT (FEAT. NICKI MINAJ)
"Beauty and a Beat" é escrita (e produzida) pelo famoso Max Martin (com uma lista imensa, presente nomes como o de Britney Spears, Kelly Clarkson, Usher, P!nk, Katy Perry e Robyn), além de Zedd (produtor focado no Dubstep, Progressive house e Complextro), Savan Kotecha (que tem Usher, One Direction, Britney Spears, Enrique Iglesias e Carrie Underwood no seu currículo) e a própria Nicki Minaj, que faz participação na faixa. Com quase 4 minutos de duração, a faixa apela pra Pop music e para uma batida divertida e agitada (o que me lembrou um pouco "Where Them Girls At" pela "diversão" da faixa).

# ONE LOVE
"One Love" é mais uma balada do "Believe". A décima primeira música (e ante-penúltima) foi escrita pelo próprio cantor em parceria a Brandon Green, que também ficou por conta (sozinho) da produção. A letra fala sobre Justin Bieber saber o que quer e precisar do seu amor ao seu lado. "Porque tudo que eu preciso é um amor, um amor, um coração. Baby, dê para mim porque eu não quero nada mais quando eu tenho o seu corpo.".
"

# BE ALRIGHT
A penúltima música do "Believe" é mais uma baladinha, dessa vez praticamente em voz e violão. Bieber volta mais uma vez na composição e também para a produção. Em "Be Alright", a letra fala que "Eu amo você, tudo vai ficar bem. Através de sua tristeza, através das lutas, não se preocupe porque tudo vai ficar bem".

# BELIEVE
A faixa-título é a escolhida para fechar o álbum. Com cerca de 3 minutos e 45 segundos, "Believe" é mais uma baladinha, escrita mais uma vez por Justin Bieber e Adam Messinger, tendo a produção por Nasri e Messinger. A música poderia muito bem ser um agradecimento as pessoas que ajudaram Justin a chegar onde ele está agora, pelo o verso "Não importa quantas vezes eu tenha batido no chão, você sabia que um dia eu estaria de pé". Justin, junto a um coral, canta que tudo é possível se você acreditar. Que tudo pode acontecer se você acreditar.

De fato, Justin Bieber evoluiu na sua música, na sua voz, nas suas composições. Tanto que criou um álbum maior do que o que foram os "My World" e algo bom (ou melhor) que "Under the Mistletoe", que funcionou como uma espécie de bridge para o cantor. O que falta saber é se Bieber vai optar pelo R&B, pela dancefloor ou por ser old-me. Ou pelos os três, como ele fez no "Believe".

0 comenta(m):

Postar um comentário

 
fireworkers! © 2009-2013